sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cortês, o drama e o pesadelo das chuvas de novo.

Tudo começou quando a Defesa Civil do Estado emitiu um alerta às prefeituras da zona da mata sul de Pernambuco sobre as fortes chuvas que cairiam nos 03 dias subseqüentes. Começava ali o desespero de várias famílias que moram nas áreas de risco da cidade. Os deslizamentos de barreiras eram constantes e a maior das preocupações: o aumento considerável das águas do Rio Serinhaém! Tudo levava a crer que iríamos passar por tudo novamente. A Prefeitura cuidou logo de cobrir as barreiras com lonas e alertar a população com uma nota em um carro de som que recomendava às pessoas que moram nas áreas de risco para desocupar os seus imóveis e procurar as casas de parentes ou as Escolas do Município que serviriam de  alojamento.
O monitoramento do rio era feito constantemente com as autoridades da Defesa Civil e com moradores das cidades próximas como Sairé e Barra de Guabiraba. Várias famílias e comerciantes do centro da cidade, temerosos de perder tudo novamente, começavam a retirar suas coisas de dentro de casa e levando para um lugar seguro.
A Secretaria de Obras não parava de receber pedidos de ajuda e distribuía lonas com as pessoas que moravam em “pé de barreira” para forrar e proteger a fim de evitar o deslizamento. Tudo isto aqui relatado foi no dia 03 de maio.
Quando pensávamos que o pior já tinha passado, veio à quinta-feira, dia 05 de maio e o pesadelo de uma nova enchente tomava conta de todos nós! O Rio Serinhaém estava com mais força e bem mais cheio que a terça-feira dia 03 de maio. A população ficou em polvorosa, principalmente quem mora na parte baixa da cidade e nas comunidades ribeirinhas como o bairro do Arraial, que ficou com uma parte das casas parcialmente submersas. Muitas pessoas faziam verdadeira peregrinação até o cais de contenção! A chuva era incessante e muito forte! Cortês ficou por um período, isolada, por conta da PE 85 no sentido Ribeirão estar totalmente alagada. Mas, graças a Deus os danos foram só materiais e mesmo assim muito poucos. Não houve vítimas!
Através dessas fotos dá pra se ter uma idéia do que passamos em Cortês nos últimos dias:







Nenhum comentário:

Postar um comentário