quarta-feira, 11 de maio de 2011

Eduardo reúne prefeitos das cidades em Estado de Calamidade Pública


Roberto Pereira/SEI
Definir e agilizar as ações de primeira urgência nos municípios que foram mais afetados pelas chuvas deste mês. Esse foi o intuito do governador Eduardo Campos ao reunir, nesta terça-feira (10/05), na Secretaria de Planejamento e Gestão, os prefeitos das nove cidades que decretaram Estado de Calamidade Pública depois das enchentes.

Durante mais de duas horas, o governador escutou de cada um dos prefeitos as obras e ações prioritárias em suas cidades. A cada demanda, um secretário de Estado ou presidente de órgão era acionado para resolver a questão. “Aqui é tudo ao vivo”, disse o governador. Treze secretários participaram da audiência.

A vontade do governador em dar máxima celeridade aos trabalhos se justifica. Para Eduardo, o momento exige medidas urgentes para amenizar a dor e o sofrimento da população atingida. “É hora de a gente somar forças, inclusive com o Governo Federal. O povo merece de nossa parte um serviço de responsabilidade”, disse.

A construção de casas e reestruturação de escolas foram as demandas mais apresentadas pelos líderes municipais. O isolamento de comunidades rurais foi outro ponto trazido pelos prefeitos. “Temos ainda 90% de nossas escolas alagadas, por isso foi muito bom o governo ter colocado um escritório lá”, frisou o prefeito de Barreiros, Antonio Vicente, o Toinho da Coca.

Gestor de Palmares, José Bartolomeu agradeceu o apoio que tem recebido do Governo do Estado. Na cidade, das 54 escolas existentes, apenas oito não estão funcionando. Seis delas servem de abrigos e outras duas foram derrubadas pela água “Vim aqui para agradecer. Só posso reclamar de São Pedro”, brincou.

Uma nova reunião será realizada no próximo dia 24 dias para atualização dos quadros nos municípios. Até lá, o governador pediu aos prefeitos que procurem os escritórios de gestão que foram instalados em Barreiros, Palmares, Ribeirão e Jaqueira. “para otimizar recursos e mão-de-obra”.

“Queremos melhorar as condições nos abrigos, manter o fornecimento de comida, água potável, refazer ligações de alguns engenhos e povoados, recuperar e já liberar escolas que estão servindo de abrigo para a retomada do ano letivo”, observou.

Além dos prefeitos de Barreiros e Palmares, participaram da reunião os gestores de Água Preta, Catende, Cortês, Jaqueira, Maraial e Xexéu. As cidades de Primavera e Cortês foram representadas por um secretário municipal e pelo vice-prefeito, respectivamente.
De Cortês foram Dr. Reginaldo Moraes, vice-Prefeito e Aurino Lima, Secretário de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário